Como desaparecer da internet em 6 passos
Apagar seu perfil das redes sociais é apenas o começo de uma jornada de "autodesconhecimento"
1. Delete seus perfis — todos os seus perfis
O primeiro passo para sumir do mapa digital é apagar contas em Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin. E não se esqueça das redes sociais menos lembradas, como Flickr, StumbleUpon, MySpace, Snapchat, Google+. Vale também excluir-se de sites de compras ( Peixe Urbano, eBay, Mercado Livre), de leilões e de jogos. Para uma exclusão completa, se for o caso, há quem delete até o currículo acadêmico da Plataforma Lattes.
2. Cubra seus rastros em todos os cadastros
Depois de se livrar das redes sociais, é hora de sumir das páginas em que você tem cadastro. Sim, é difícil lembrar-se de todas, mas um Google com seu nome costuma dar conta do recado. Depois de fazer essa peneira, você pode usar ferramentas que ajudam no processo de apagar seu nome, como o JustDelete.me , que traz guias detalhados (divididos por grau de dificuldade) de como sumir de milhares de URLs.
3. Não dê bola para o quórum: saia dos fóruns
Pode parecer exagero, mas fóruns como Reddit e outros menos cotados podem ser uma mina de ouro para coletar informações. Afinal, qualquer usuário com alguma experiência é capaz de comparar “nicknames” com sites ou endereços de e-mail. Por isso, se você já participou de algum site de discussão alguma vez na vida, vale a pena tentar excluir as postagens ou publicações que façam menção ao seu nome.
4. Delete seu e-mail — ao menos, grupos de e-mail
Um passo importante seria deletar sua(s) conta(s) de e-mail pessoal. Sabemos, no entanto, que isso é quase impossível: além de boa parte da vida burocrática passar por ali, a própria navegação no Chrome, por exemplo, pode depender de uma conta no Google. Vale então sair das listas de e-mail de que você faz parte, mesmo daquelas que não usa — elas provavelmente estão se acumulando na sua caixa de entrada.
5. Seu telefone não precisa estar ‘na lista’
Já faz algum tempo que a lista telefônica de papel deixou de ser entregue para os assinantes, mas é possível que seu telefone fixo (e até seu celular) esteja online sem que você queira ou saiba disso. Caso esteja, solicite a remoção completa de seus dados à sua operadora de telefonia. O mesmo vale para qualquer outro serviço ao consumidor que possua bases de dados online, como gás, água e energia elétrica.
6. Esqueça o que não pode ser removido
Como disse Buda, Steve Jobs ou Bráulio Bessa: preocupe-se com as coisas que você pode mudar. Entre as que não pode estão: menções simples a seu nome em texto, vídeo e áudio; comentários que você possa ter deixado por aí; fotos suas no álbum online de outra pessoa; informações em fontes do governo que sejam consideradas públicas. Nestes casos, é melhor aceitar e seguir com sua vida, seja ela analógica ou digital.
https://oglobo.globo.com/cultura/como-desaparecer-da-internet-em-6-passos-23365100?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newsdiaria